Autor Tópico: Análise do Ubuntu 9.10 Karmic Koala  (Lida 718 vezes)

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
Análise do Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« em: Março 09, 2010, 13:25:54 »

Boas pessoal, já a muito tempo que não fazia uma review (análise), desta vez vou um pouco fora de tempo, mas devido a problemas pessoais, apenas agora consegui formatar o meu portatil e instalar novamente tanto o windows, como o tão acarinhado por muitos a distribuição de linux Ubuntu. Já à algum tempo que venho a ter um pequeno gosto por esta distribuição e a meu ver melhorou muito desde a ultima versão que usei (8.10).

O que há de novo nesta versão

Estou feliz por notar que o Ubuntu Linux atingiu a versão 9.10 e que tem algumas novas características muito interessantes e que vale a pena rever aqui. Há algumas coisas fantásticas nesta versão do Ubuntu, como estas aqui que podes encontrar neste Sistema Operativo:

• Gnome 2.28;
  • Upstart (inicialização mais rápida);
  • Empatia IM (Substitui o Pidgin);
  • Novo Gestor de Login;
  • Linux Kernel 2.6.31;
  • Alterações ao Gestor de Energia;
  • Ubuntu One (novo serviço de alojamento da Canonical);
  • Novo driver de arquitectura de vídeo Intel;
  • Ext4 o  novo Sistema de ficheiros.

Finalmente, um novo aspecto

A Ubuntu, já à algum tempo que vem prometendo e desta vez lá conseguiu fazer um novo aspecto gráfico. A cada lançamento o pessoal da Canonical (incluindo o Mark Shuttleworth) anunciava que “desta vez é que vamos ter um novo artwork”, embora só agora é que se concretizou, depois de dois anos e meio. Embora a meu ver não veja grandes novidades que se resumem a:
  • O visual do boot ficou muito mais bonito, contendo um pequenp logótipo do Ubuntu que passou a aparecer em branco sobre um fundo preto e castanho escuro;
  • Desta vez existe um menu de que contém uma caixa onde se encontram os nomes dos utilizadores, tornando assim o mais rápido login colocando o nome de utilizador e password (eu só teu um, eu, que o fiz a partir da instalação do sistema operativo);
  • Dentro do sistema operativo temos um novo tema, sendo quase que um clone do famoso Dust, embora tendo o mesmo nome do antigo (human): a margem da janela é mais fina e tem uma cor castanha escura (dá para mudar os temas, eu usei o mesmo mas com o castanho mais claro, penso que ficasse melhor);

• As janelas quando são arrastadas, têm um nível gráfico muito giro, em que se desdobram e se dobram a medida que as vamos arrastando pelo ambiente de trabalho;
  • Finalmente os ícones antigos foram substituídos por uns que andavam a fazer bastante sucesso no mundo GNOME: os Humanity, sobretudo as pastas e os tendo uma pequena área do painel de cima (onde contém as aplicações, que para mim é uma ajuda bem boa.

Centro de Software Ubuntu

Enquanto que para muitos isto e simplesmente um software que substitui o Adicionar/Remover Programas. Para mim esta é a grande novidade e que me fez ficar agarrado ao Ubuntu, e recomendo fortemente para utilizadores iniciantes ao invés do apt-get, aptitude ou Synaptic. Agora é simplesmente, fácil instalar novo software ao nosso sistema operativo.

Este centro de software contém um grande lista de programas que poderás instalar facilmente sem teres de andar por ai a pesquisar, estando organizados por categorias. Na categoria Internet, por exemplo, temos clientes de e-mail, P2P, navegadores, mensageiros instantâneos, extensões para o Mozilla Firefox contendo uma descrição do programa e uma imagem de pré-visualização do mesmo. Tudo o que um utilizador precisa fazer é clicar na seta e depois em Instalar. De resto, o Ubuntu faz a instalação por ti.. Ou seja este software será, sem dúvida, uma aplicação chave no mundo Ubuntu, que embora ainda em fase de iniciação será um dos melhores do mundo Linux.

A única coisa a apontar como negativa, é que pessoas que se iniciaram no linux, e que não saibam quais os melhores programas não tenha a popularidade de download dos programas, o que dificulta muito a obtenção do melhor software possivel, eu neste caso usei o meu site de downloads favorito o Baixaki.

Aumento da performance

Pois é, realmente tenho um mau portátil, mas a verdade é que corre perfeitamente para todo o melhor grafismo do Ubuntu, pelo e ainda o sinto, quase que mais rápido que o Windows xp, instalado numa partição à parte. Isto quase parece um Windows 7 comparando com o Windows vista, o aumento de resposta na utilização do sistema melhorou bastante pois o Ubuntu retirou toda a tralha a mais nas suas bibliotecas e software antigo deixado de usar pelo GNOME, claro que o sistema de ficheiros ext4 usado é a grande ajuda, pois segundo uma análise do filesystem no site Phoronix, especializado em análises e benchmarks em Linux, o Ext4 possui uma excelente performance, vencendo o XFS, ReiserFS e Ext3 em vários testes.

O Ext4 também possui um recurso chamado desfragmentação online, que desfragmenta o arquivo automaticamente na hora da alocação do mesmo, no disco, evitando a necessidade da desfragmentação manual, como ocorre noutros sistemas. Nada mal. assim como as mudanças no uso do UPstart usado já, desde a versão 6.10. Claro que também sendo importante não podemos deixar de reparar que o bot é bem mais rápido que o famoso Windows XP, e igualmente o encerramento do PC que leva mais ou menos 5 segundos a encerrar (atenção que apenas faço comparações relativas ao Windows XP e Ubuntu, pois são os S.O que uso no meu portátil, se for comparar ao Windows 7 usado no meu computador de mesa, a velocidade do mesmo é melhor, já que o hardware usado no mesmo é muito mas muito melhor, pois pelo que li em alguns sites, o Ubuntu 9.10 é superior ao Windows 7). Quanto ao consumo de recursos, o Ubuntu 9.10, após iniciado, consome cerca de 170 MB de RAM com efeitos gráficos na opção Normal.

Sistema de arquivos EXT4

O Ext4 é um sistema de arquivos do Linux desenvolvido para ser o sucessor do Ext3 a partir de 2006, desenvolvido por Mingming Cao, Andreas Dilger, Alex Zhuravlev, Dave Kleikamp, Theodore Ts'o, Eric Sandeen, Sam Naghshineh, entre outros.

O novo sistema de arquivos ext4 é utilizado por omissão para novas instalações do Ubuntu 9.10 , é claro, que outros sistemas de arquivos ainda estão disponíveis através do particionador manual.

Se tiveres backups completos, podes actualizar um sistema de arquivos ext3 para ext4.

Netbook friendly

O Ubuntu foi optimizado para ser utilizado em netbooks, não só a nível de drivers como também (e sobretudo) a nível visual:
  • As notificações que se estrearam no Jaunty (notify-osd) sofreram um encolhimento, tanto a nível do tamanho do balão como do tamanho das letras, passando assim a ocupar menos espaço nos pequenos ecrãs destes mini-portáteis (no Asus Eee PC de 7 polegadas, a percentagem de ecrã ocupado era uma autêntica tragédia grega);

• As janelas do Nautilus (o gestor de ficheiros do Ubuntu — tipo Windows Explorer) passaram também elas a ocupar menos espaço vertical no ecrã, já que na barra de ferramentas os ícones deixaram de ter por baixo deles a sua descrição, poupando ali vários pixeis que fazem toda a diferença em ecrãs pequenos.

Ubuntu One

O Karmic tem a honra de estrear o Ubuntu One, o novo serviço de alojamento da Canonical. O Ubuntu One é um serviço da Canonical que funciona de maneira semelhante ao conhecido Dropbox, no Windows, que oferece 2gb de espaço num servidor (cloud) para que possamos colocar lá os nossos ficheiros. Assim podes possuir uma pasta no teu directório pessoal que é automaticamente sincronizada para a web.

A diferença é que o Ubuntu One é nativo do sistema, e sincroniza não só arquivos, mas também notas do Tomboy e contatos pessoais. O serviço é gratuito e permite até 2 GB de armazenamento. Um upgrade para 50 GB custa cerca de 10 euros por mês.

O Pidgin foi substituído pelo Empathy

O Empathy é um Cliente para mensagens instantâneas que possui suporte para os protocolos mais utilizados actualmente. Como é um projecto do Gnome é normal que a integração com os outros programas seja muito maior. Em segundo lugar há que destacar que o Empathy tem como base a framework Telepathy que, segundo os entendidos na matéria, é uma plataforma com bastante potencial e poderá vir a ser adoptada pela grande maioria dos softwares de comunicação. Dentre os protocolos que são suportados pelo Empathy irás encontrar: Jabber, Salut, Google Talk, AIM, Gadu Gadu, GroupWise, ICQ, Yahoo, QQ, e é claro, MSN. Dessa lista de protocolos suportados, apenas o Salut não existe no Pidgin. Outros recursos que são apresentados neste mensseger são:

• Suporte a contas múltiplas;
  • Away automático quando ocioso;
  • Transferência de arquivos (apenas para protocolo XMMP);
  • Suporte a chat em grupo;
  • Ferramenta para utilização de temas para as janelas de conversação;
  • Opção que possibilita que logs sejam salvos (com possibilidade de busca nas conversas);
  • Mensagens offline;
  • Chamadas de videoconferência (apenas para os protocolos SIP e XMPP – além de chamadas de voz para Google Talk);
  • Auto re-conexão caso esta seja perdida;
  • Dentre muitas outras funcionalidades.

O Som

A nível de som, também houve melhoramentos. As preferências de som foram remodeladas, apresentando agora uma janela mais simples, com as funções arrumadas em 5 separadores diferentes (Efeitos Sonoros; Equipamento; Entrada; Saída; Aplicações). Houve também algumas correcções a nível de bugs de som.

Conclusão

Bem, eu talvez seja uma das pessoas ideais para criticar, pois uso 2 tipos de sistemas operativos que acho muito bons, cada um com a sua arquitectura e estrutura, e ambos muito bons. Mas modéstia a parte, adorei muito mas mesmo muito deste sistema operativo, tal como no inicio disse, o Ubuntu e a distribuição de Linux que mais gosto, e isto tem haver com o facto de sempre que o usei, sempre fiquei impressionado, com o mesmo. Nesta versão o Ubuntu não me desiludiu, continuando assim a ter a honra de usar e dizer com todos os dentes, que a Microsoft que se ponha a pau, qualquer dia ainda se deixa passar a frente. Pois se não fosse pelos jogos e porque Portugal usa demasiado o sistema operativo para fazer determinadas tarefas, de certeza que a Microsoft não teria muito a fazer por cá.

Em termos de aspectos técnicos adorei, principalmente por não ter um bom portátil (a primeira versão do Toshiba das e-oportunidades, em que a minha mãe comprou e me ofereceu), e ter uma performance e estabilidade de chorar por mais, e pelo excelente grafismo, que me faz parecer que tenho quase que um Windows 7 no meu portátil. O centro de Software do Ubuntu, foi a melhor coisa que para mim fizeram, já que nunca me dei lá muito bem com o Adicionar/Remover Programas (podem me chamar de burro), tendo sempre de instalar os pacotes por código... que foi a única maneira que me ensinaram durante a escola. Acho que ainda terá de ser bastante melhorado, mas sem duvida é a melhor coisa que o Ubuntu fez para mim.

Bom, feita a conclusão só espero que gostem desta analise, tal como disse, apenas o usei a menos de 24 horas, e posso estar enganado, mas antes de o usar, vi outras análises, e a base é esta., tirando ou colocando alguma coisa.
« Última modificação: Março 09, 2010, 13:28:45 por Umbus »

XTechPT - Fórum de Informática e Novas Tecnologias com Vertente Generalista

Análise do Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« em: Março 09, 2010, 13:25:54 »