Autor Tópico: Quero um site, e agora?  (Lida 786 vezes)

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
Quero um site, e agora?
« em: Março 10, 2010, 16:01:18 »
Agora? agora vamos perceber algumas coisas úteis sobre a compra de domínios e o respectivo alojamento, em primeiro vamos perceber o que é um domínio e um alojamento, estas duas coisas são muito importantes na Internet e movem milhões de euros todos os anos.

Então vamos perceber o que é um Alojamento, um alojamento é um serviço que permite a qualquer pessoa ter dados guardados num servidor, é possível comparar o alojamento ao aluguer de uma casa, no entanto o alojamento é um serviço complexo, uma vez que existem muitas empresas a prestar este serviço, cada empresa disponibiliza condições diferentes para o alojamento de dados, cada uma disponibiliza diferentes tipos de espaço em disco, funcionalidades e outros, por isso a escolha de um alojamento é muito importante.

O que devemos ter em conta?

Devemos sempre ter em conta o espaço em disco do servidor, isto é como o "tamanho" do disco do nosso computador, quando escolhemos um alojamento devemos ter uma estimativa do espaço que o nosso site vai ter, este é um paço importante, devemos escolher um alojamento que permita mudar de pacotes sem complicações e pagamentos avultados.
Outra questão a ver são as características do servidor onde vamos ter o site, o servidor deverá ter suporte a todas as tecnologias que queremos usar, por exemplo, o fórum Xtechpt precisa da linguagem php e base de dados (normalmente usa-se MySQL), ao escolher o alojamento devemos saber antes se este tem estas tecnologias, caso contrário estaríamos a deitar dinheiro fora sem necessidade.

O Domínio, importante porquê?
Um domínio é um nome que se usa na Internet, é como sendo uma marca, quando colocamos, por exemplo: You are not allowed to view links. Register or Login na barra de endereços estamos a colocar um domínio, os sistemas de rede que permitem-nos ter Internet em casa têm listagens que ligam os domínios aos respectivos endereços IP, assim quando escrevemos o domínio o sistema envia-nos directamente para o site que queremos.
Um domínio é muito importante para um site, este será a sua marca, será o endereço pelo qual o site é conhecido, os domínios devem de ser bem escolhidos antes de serem comprados, por exemplo, se quisermos um site para comercio devemos de usar domínios com o sufixo .com ou .com.pt, de acordo com as regras dos domínios .pt é permitido o uso destes para sites com fins comerciais, por isso a sua utilização também não é mal pensada.
O nome do domínio é a parte mais importante, deve de ser estudado minuciosamente para que seja o mais acessível e lógico possível, o processo lógico é que o nome seja o mesmo do site, por isso ambos os nomes devem de ser estudados antes de serem registados, para tal devem de ser feitas pesquisas sobre os nomes que temos em mente e verificar se existe já algum site com o mesmo nome, aqui entra um pouco a parte de markting com as suas lógicas, mas isso fica para outro tópico.

Normalmente ao comprar-mos um alojamento também nos é incluído no serviço o domínio, mas este também pode ser comprado à parte e depois configurado para direccionar para um determinado servidor, mais uma vez, é muito importante que escolham bem o alojamento e o domínio, estes farão parte do site de uma forma principal, e podem restringir as vossas ideias.
« Última modificação: Março 10, 2010, 20:40:21 por Umbus »
You are not allowed to view links. Register or Login - A Vila mais bonita de Portugal na Internet;

XTechPT - Fórum de Informática e Novas Tecnologias com Vertente Generalista

Quero um site, e agora?
« em: Março 10, 2010, 16:01:18 »

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
Re: Quero um site, e agora?
« Responder #1 em: Março 10, 2010, 20:32:58 »
Bom post, so mudei o nome do site, que não pode ser o teu (aos 20 posts tens o local para o site no fórum). E o nome do tópico, que acho um pouco melhor ser site m vez de dominio. De resto tambem vai para stick XD

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #2 em: Março 10, 2010, 23:52:41 »
Obrigado pelo aviso, eu tenho de dar uma vista de olhos decentemente nas regras.
You are not allowed to view links. Register or Login - A Vila mais bonita de Portugal na Internet;

Offline Trex

• Power Member
  • *
« Responder #3 em: Março 20, 2010, 20:36:15 »
eu por acaso quero fazer um site tenho de começar a pensar nisso xD

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #4 em: Março 21, 2010, 00:00:46 »
De notar que o que eu escrevi é com o pressuposto que quem aplicar o que lá está já sabe ou programar para a WEB ou então usar um programa (que faz mais lixo do que site) para a construção de um site.

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
« Responder #5 em: Março 21, 2010, 09:18:30 »
eu agora estou a pensar nestas ferias em actualizar-me  o HTML5 pareceu muito interessante mas estou com tantas coisas pra fazer...
quanto ao lixo da web.. desdeque nao se faça em MS publisher e essas coisas que basicamente nos esconde o esqueleto da pagina nao ha problema.. o dreamwaver ja é +-  mas o melhor e mesmo geany no linux ou outros..

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #6 em: Março 21, 2010, 12:09:32 »
You are not allowed to view links. Register or Login
eu agora estou a pensar nestas ferias em actualizar-me  o HTML5 pareceu muito interessante mas estou com tantas coisas pra fazer...
quanto ao lixo da web.. desdeque nao se faça em MS publisher e essas coisas que basicamente nos esconde o esqueleto da pagina nao ha problema.. o dreamwaver ja é +-  mas o melhor e mesmo geany no linux ou outros..
Somos dois sem tempo :(. Mas DreamWaver deixa o codigo cheio de lixo :). Quanto ao Geany tenho de esprimentar :).

XTechPT - Fórum de Informática e Novas Tecnologias com Vertente Generalista

« Responder #6 em: Março 21, 2010, 12:09:32 »