Umus, a coisa é que, se reparares, deu-se isto:
- Saiu o Win XP, foi um SO brutal, depois saiu o Vista. O Vista era para ser o 7, só que como a M$ esqueceu-se do código base, fez um sO com 5000 linhas de código. Resultado, é lento. O Win 7 é feito da base, tem 500 linhas. Se a M$ não se tivesse "esquecido" disso, o Vista era tão bom como o 7... O 7 só traz de novo a rapidez, a barra em baixo é nova, e pouco mais.
Já o MacOS...
Do 10.4(Tiger) para o 10.5(Leopard), o sistema teve 300 novas funções, e passou a suportar processadores Intel numa tecnologia base de 64-bits (eles não tem 32-bits, só usam 64). Mas claro, o 10.5 tem versão Intel, mas também versão PowerPC, para o pessoal com 10.4 poder actualizar o PC. Para o 10.6(Snow Leopard) melhoraram ainda mais a velocidade e afins, porque se concentraram apenas na versão Intel, a versão PowerPC não existe.
O Linux, não sei que funções vão sendo incorporadas, não ando muito dentro do assunto do Linux. Sei que tipo de sistema é, já usei CM, Ubuntu e OpenSuse, são bons SO's, mas se me perguntares qual é a diferença entre o CM 14 e o CM 15 eu não faço mÃnima.